José Pedroso – Rua

Bairro:

Parque Minas Gerais

Data:

13/03/1979

Valor:

Documento: 1.917 lei

Mapa de Localização:

Dados Técnicos:

Nome Atual:
José Pedroso – Rua
Bairro
Parque Minas Gerais
Documento
1.917 lei
Data: 13/03/1979

Homenageado(a):

Nome:
José Pedroso
Data de Nascimento: 26/08/1911
Local de Nascimento: São Roque-SP
Data de Falecimento: 11/12/1978
local de Falecimento: Ourinhos
Profissão: Escrivão de Paz

Histórico:

José Pedroso, filho de Joaquim Pedroso e Maria Cristina Pedroso, nasceu em São Roque-SP, aos 26 de agosto de 1911.

Foi para Ourinhos juntamente com os seus pais que residiam em Piracicaba-SP , ainda adolescente, em 1924, lugar onde iniciava os seus estudos no curso secundário. Nessa época o seu pai assumiu o cargo de Oficial do Registro Civil de Ourinhos, Comarca de Salto Grande-SP.

Foram seus irmãos, Carmelino Pedroso, João Pedroso, Dr. Ernesto Pedroso, Professor Joaquim Pedroso Filho, Professor Faustino Pedroso, Professora Maria Eulina Pedroso Rosa, Oscar Pedroso, Alice Pedroso, Professora Anésia Pedroso Simonassi e Professora Laura Pedroso Rocha.

Casou-se em 15 de dezembro de 1936, com a Professora Ana Augusta Assunção Pedroso.

Deixou uma filha Professora Terezinha e um neto Rodrigo Almeida de Prado.

Faleceu no dia 11 de dezembro de 1978, na Santa Casa de Ourinhos, vítima de uma trombose cerebral. Esteve doente somente 19 dias, pela primeira vez na sua vida.

VIDA CARTORÁRIA

Em 07 de dezembro de 1929 foi nomeado pelo Sr. Juiz de Paz em exercício, senhor Luiz Lanzoni, para substituir o seu pai durante uma licença de cinco dias.

Aos 30 de outubro de 1931 a pedido do serventuário efetivo, foi nomeado pelo 3° Juiz de Paz em exercício, Sr. Narciso Nicolosi Filho, para exercer o cargo de ajudante habilitado.

Por portaria de 06 de abril de 1935, do MM. Juiz de Direito da Comarca de Salto Grande, Dr. Vasco Conceição, foi nomeado escrevente habilitado do Cartório de Paz do Distrito e Município de Ourinhos, cargo esse que exerceu até 03 de junho de 1936.

Em 25 de maio de 1936, foi nomeado pelo Governador do Estado de São Paulo, Sr. Armando de Salles Oliveira para o cargo de Oficial Maior Cartório de Paz do Distrito de Ourinhos e, prestando compromisso em 03 de junho de 1936, onde trabalhou até 19 de março de 1941.

Por motivo de morte do serventuário, seu pai Joaquim Pedroso, nessa data conforme portaria do MM. Juiz de Direito Dr. Sylvio Cardoso Rolim, foi nomeado escrivão interino do referido Cartório, cargo que exerceu até 17 de abril de 1941.

Por portaria do mesmo Juiz de Direito, foi nomeado em 19 de abril de 1941, para exercer interinamente o cargo de Escrivão de Paz e Tabelião do Cartório do distrito de Pau D’Alho, Comarca de Ourinhos, durante a vaga de do dito Cartório.

Em 02 de dezembro de 1941, foi nomeado por concurso, pelo Interventor Federal Dr. Fernando Costa, para o Ofício de Escrivão de Paz do Distrito de Anhembi, Comarca de Botucatu, prestando compromisso em 09 de dezembro de 1941.

Em 13 de dezembro de 1943, foi removido por permuta, do Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais e Anexos do Distrito de Anhembi, para igual ofício do Distrito de Batista Botelho, Comarca de Piraju, entrando em exercício em 09 de janeiro de 1944.

Em 13 de julho de 1948 foi removido por permuta, pelo Governador Dr. Adhemar de Barros e, de Batista Botelho para igual ofício no Distrito da Sede da Comarca de Ourinhos, prestando compromisso em 31 de julho de 1948, realizando nesta ocasião o seu maior sonho "ir trabalhar como Titular, no Cartório onde seu pai trabalhou e também cidade em que ele iniciou a sua vida em cartório".

Em todas as correições anuais feitas pelo MM. Juiz de Direito das Comarcas onde trabalhou, sempre recebeu elogios pelo eficiente cumprimento de seus deveres. Nunca recebeu sequer uma penalidade e, sua “primeira” licença em todos seu exercício, foi em novembro de 1978, para o tratamento de sua saúde.

Exerceu em várias ocasiões o cargo de Escrivão eEeitoral, tendo desempenhado essa função sempre a contento dos seus superiores.

Foi reservista de 3ª Categoria, certificado número 8490.

Em 1932 participou ativamente da Revolução Constitucionalista, tendo sido promovido ao posto de Tenente. Foi muito honesto em toda sua vida, bom marido e avô.

Galeria de Fotos: