Pedro Abujamra “Pedrinho do Bazar” - Rua

Bairro:

Royal Garden

Data:

27/09/2002

Valor:

Documento: 4.680 lei

Mapa de Localização:

Dados Técnicos:

Nome Atual:
Pedro Abujamra “Pedrinho do Bazar” - Rua
Bairro
Royal Garden
Documento
4.680 lei
Data: 27/09/2002
Iniciativa: Frednês Corrêa Leite

Homenageado(a):

Nome:
Pedro Abujamra
Data de Nascimento: 31/12/1926
Local de Nascimento: Pindorama-SP
Data de Falecimento: 24/06/2001
Profissão: Comerciante

Histórico:

O Sr. Pedro Abujamra é natural de Pindorama-SP, nascido no dia 31 de dezembro do ano de 1926, filho de Abdallo Farhud Abujamra e Rosa Na Has Abujamra, irmão de Abraão, Tufi, Anis, Ivone, Fádua, Fuad e Selma.

Pedrinho, como era popularmente conhecido em nossa cidade, por ter tido um estabelecimento comercial, mais precisamente um bazer de inúmeras variedade, contraiu núpcias com Sra. Lourdes Abujamra no dia 12 de fevereiro de 1950, de cujo enlace matrimonial nasceram os filhos Almir (médico oftalmologista, radicado e bem estabelecido em Jundiaí), Rosely (micro-empresária sediada em São Paulo), Rosana e Rosângela (comerciantes dedicadas, dirigindo agora o Bazar, procurando sempre seguir o exemplo do pai, tratando os fregueses com carinho e respeito).

Em 1933, os pais e irmãos (exceto a irmã Selma), mudaram-se de Pindorama para Ourinhos, município onde possuíam uma excelente casa comercial de secos e molhados que fornecia mantimentos em geral para os fazendeiros, comércio local e, inclusive, às cidades circunvizinhas. Em Ourinhos, procuraram refazer a vida, inicialmente, através de uma quitanda.

Quando ainda garoto, aos sete anos de idade, Pedro Abujamra já ajudava seus pais na feira, além de se esforçar por vender o restante das verduras em domicílio, empurrando uma carriola, que posteriormente foi substituída por carroça puxada por cavalo, tornando mais ágil o trabalho. Juntamente com seus irmãos, numa árdua luta pela sobrevivência, percorreu as cidades vizinhas vendendo os trajes de toalete, que eram confeccionados por sua irmã Ivone (modista desde seus 13 anos de idade). Depois de casado trabalhou com os pais na “A Caprichosa”, e na sequência, após decorrido um ano, abriu um bazar em uma portinha ao lado da Casa Brasil, e logo em seguida estabeleceu-se no atual endereço como o “Bazar do Pedrinho, Tem de Tudo”. Durante mais de quarenta anos destacou-se como comerciante, tratando seus fregueses com carinho e muita simpatia, como todos têm conhecimento.

Pedrinho participou de diversos desfiles carnavalescos em Ourinhos, sendo que antigamente fantasiava-se de mulher, nas terças-feiras “gordas”, para desfilar, junto aos amigos, no ex-Esporte Clube Operário. Sobressaiu-se, também, de forma magnífica, nos carnavais realizados no Grêmio Recreativo de Ourinhos, onde participava de blocos carnavalescos.

Recebeu especial homenagens do povo ourinhense por sua participação original em várias edições do programa Cidade Contra Cidade, ocasiões em que, juntamente com os demais participantes, trouxe para Ourinhos duas ambulâncias.

Infelizmente no dia 24 de junho de 2001 veio a falecer deixando uma lacuna na sociedade ourinhense e em todos os seus familiares.

Galeria de Fotos: